Você esta aqui
Home > Vitrine > Políticas de segurança e a violação de direitos humanos

Políticas de segurança e a violação de direitos humanos

Por Mônica Francisco – Jornal do Brasil |

Há uma apreensão no que se refere ao futuro das políticas públicas na área da segurança. Os conflitos começam a ter espaços cada vez menores em seus intervalos e ampliado o medo e a insegurança.

As constantes violações dos direitos humanos nas áreas de favela são  cada vez menos avaliadas de maneira séria e com o cuidado que merecem por parte do estado. Não adianta por um lado somente aumentar contingentes e por outro punir “desvios” que não têm nenhuma cara de desvio, mas sinalizam para quem vive nestas áreas, conduta cristalizada e recorrente.

Já disse aqui, ou melhor, escrevi aqui, que devemos buscar intensificar os diálogos, assim, no plural mesmo, entre a população, as instituições e o Estado, para que soluções, ou pelo menos alguns caminhos para ela, sejam encontrados.

Não se constrói nada sozinho, e sabemos que projetos onde a sociedade, onde a população envolvida e alvo das ações propostas, não são envolvidas de maneira honesta, a tendência é o fracasso.

Façamos uma reflexão, todos nós, trabalhemos juntos para que vidas preciosas não sejam desperdiçadas e construamos uma sociedade mais igual e mais justa para todos e todas nós.

* Mônica Santos Francisco – Consultora na ONG ASPLANDE, Colunista no Jornal do Brasil. Coordenadora do Grupo Arteiras

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top